Política

Bolsonaro: “O governo não tem a força que o povo pensa que eu tenho”

Presidente comentou decisão da Anvisa em liberar venda de produtos à base de cannabis

O presidente Jair Bolsonaro, durante transmissão ao vivo na internet. Foto: Reprodução/Facebook
Apoie Siga-nos no

Ao comentar sobre a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em regulamentar produtos à base de cannabis, o presidente Jair Bolsonaro criticou a possibilidade de liberação do plantio de maconha e disse que o governo não tem autoridade sobre as agências reguladoras. A declaração ocorreu durante transmissão ao vivo nas redes sociais, nesta segunda-feira 9.

Apesar de se manifestar contrário ao cultivo da erva, Bolsonaro elogiou o anúncio da Anvisa. Na terça-feira 3, o órgão liberou a venda de produtos com substâncias da planta, apenas em farmácias, dentro de parâmetros de prescrição médica, comercialização, fiscalização, entre outras condições. Na mesma reunião, por 3 votos a 1, a agência rejeitou o cultivo de maconha para fins medicinais.

“Foi discutida na semana passada a questão do canabidiol. A Anvisa quase liberou o plantio de maconha. Alguns podem até falar, ‘ah, mas tem que liberar para fim medicinal’. É a porta aberta. Tomou-se a melhor medida. Foi 3 a 1, né, um dos integrantes não votou, mas podia ser 3 a 1 do outro lado. Nós não temos autonomia sobre as agências, então, o governo não tem a força que o povo pensa que eu tenho”, declarou o presidente.

Bolsonaro aparece no vídeo ao lado dos ministros da Ciência, Marcos Pontes, da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e da Agricultura, Tereza Cristina. Em uma transmissão que durou cerca de 30 minutos, eles apresentaram uma apresentação de slides sobre a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

O presidente aproveitou a oportunidade para se explicar sobre o aumento do preço da carne. Tereza Cristina prometeu que a alta do preço será passageira.

“É temporário”, disse a ministra. “O senhor pode garantir à população que nós temos o maior rebanho comercial do mundo. Isso foi um período de uma seca, né, a entressafra do boi, mas a arroba já baixou para o produtor e agora precisa baixar na gôndola.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo