Política

Bolsonaro mente ao dizer que Brasil ‘está em lockdown há um ano’ e insinua fraude em mortes por Covid

Um dia depois de o País bater recorde de mortes pela doença, o presidente afirmou que ‘o povo quer trabalhar’

O Presidente Jair Bolsonaro Foto: Alan Santos/PR Presidente Jair Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro mentiu nesta quinta-feira 11 ao se manifestar contra a adoção de medidas mais restritivas na tentativa de conter a disseminação do novo coronavírus. Em pronunciamento ao lado do ministro da Economia, Paulo Guedes, Bolsonaro declarou que o governo “fez sua parte” e voltou a atacar governadores e prefeitos.

“Ficamos praticamente um ano em lockdown e começamos este ano com novas medidas seriamente restritivas, até para cancelar o futebol. Agora, tivemos ontem um suicídio na Bahia. Na carta ele se dirigiu ao governador e ao prefeito da capital, pediu aos familiares que cuidassem de sua filha. Há poucos dias tivemos suicídio em fortaleza. Depressão, não consegue sustentar a família, desespero”, afirmou o presidente, sem citar quaisquer detalhes sobre os episódios.

Sem apresentar qualquer evidência, Bolsonaro também tornou a insinuar a existência de fraude no número de mortes por Covid-19. “Tenho vários atestados de óbitos comigo. Várias comorbidades e lá embaixo está escrito ‘suspeita de Covid’. Entra na estatística como ‘morte por Covid”.

Ele ainda criticou a mobilização de hospitais para receber pacientes infectados pelo novo coronavírus. “Não existe mais câncer, problema de coração, só isso”.

Ao reforçar suas críticas ao que chama de lockdown, Bolsonaro se dirigiu aos seus apoiadores. “Até onde aguentaremos? Evitamos com medidas como o auxílio emergencial que o caos se instalasse no Brasil. Até quando vamos aguentar essa irresponsabilidade de lockdown? O que o povo quer é trabalhar. Onde se esperava um dia ouvir isso de um povo? E quem é que rema contra isso daí? Com que intenção?”.

Segundo Bolsonaro, “a política do fecha-tudo destruiu milhões de empregos”.

A declaração vem um dia depois de o Brasil registrar um novo recorde de óbitos por Covid-19 em 24 horas: 2.286. Ao todo, a doença já matou 270.656 pessoas no País.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo