Política

Bolsonaro justifica viagem para Rússia e diz que Putin é conservador

Presidente afirmou que busca ‘melhores entendimentos’ e ‘melhores relações comerciais’

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que buscará na sua viagem à Rússia “melhores entendimentos” e “melhores relações comerciais”. Respondendo a um questionamento de um apoiado, Bolsonaro também disse que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, é um conservador.

Em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, Bolsonaro confirmou que a viagem está prevista para o fim de fevereiro. Um homem, então, perguntou se Putin seria “conservador” e “gente da gente”.

“Ele é conservador, sim”, respondeu Bolsonaro.

O homem continuou questionando como seria possível conciliar o conservadorismo com o “comunismo”, mas o presidente apenas disse o que busca na viagem:

“Vou estar o mês que vem lá. (Em busca de) Melhores entendimentos, melhores relações comerciais”, disse o ex-capitão.

Como o GLOBO mostrou, a viagem para Rússia e Hungria (que também está no mesmo roteiro) faz parte de uma tentativa de Bolsonaro de reforçar sua imagem de líder conservador junto a seus apoiadores.

Em novembro de 2021, o governo de Putin aderiu ao Consenso de Genebra, atitude celebrada pelo governo brasileiro. O grupo é formado por 36 países que se posicionam em fóruns internacionais contra resoluções e programas relacionados à saúde reprodutiva e aos direitos sexuais, alegando que eles abririam caminho para a descriminalização ou a legalização do aborto.

Putin promoveu uma reforma constitucional em 2020 que proibiu o casamento homossexual. Em outubro do ano passado, em discurso no Clube de Discussão Valdai, um centro de estudos próximo ao governo russo, ele defendeu o que chamou de “conservadorismo saudável”. Disse que é “verdadeiramente monstruoso” quando “as crianças são ensinadas desde cedo que um menino pode facilmente se tornar uma menina e vice-versa”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo