Política

Bolsonaro ignora lista tríplice e escolhe Augusto Aras como novo PGR

Novo PGR deverá passar por sabatina em Senado para ser aprovado. O nome de Aras não fazia parte da lista tríplice entregue a Bolsonaro

Foto: Roberto Jayme/ Ascom/TSE
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro seguiu a data estipulada por ele e indicou, nessa quinta-feira 05, o novo procurador-geral da República, o subprocurador Augusto Aras. Ele substituirá Raquel Dodge a partir do dia 17 de setembro, quando acaba o mandato dela.

Quebrando um costume de 16 anos entre os presidentes anteriores, Bolsonaro não seguiu a lista-tríplice de nomes indicados e votados por procuradores da República via Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Dodge, por exemplo, entrou no cargo em junho de 2017 após ser um dos nomes da lista entregue à Michel Temer. Não existe uma lei determinante, porém, que obrigue o presidente a seguir a “tradição”.

Augusto Aras é Doutor em Direito Constitucional pela PUC-SP e atua, até o momento, como subprocurador-geral da República e coordenador da Câmara da Ordem Econômica e do Consumidor (3ª CCR) do Ministério Público Federal.

O ocupante do cargo de PGR é o responsável por poder denunciar criminalmente deputados federais, senadores, ministros e o próprio presidente da República. Para ter o nome aprovado, ele será sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e deve ser aprovado pelo voto da maioria tanto dentro da CCJ como no Plenário.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo