Política
Bolsonaro estuda recriar Ministério da Cultura para ter Regina Duarte
Segundo jornal, a mudança poderia ocorrer porque a atriz é “muito conhecida” para ocupar um cargo com status de secretaria


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estaria considerando recriar o Ministério da Cultura para abrigar a atriz Regina Duarte no governo federal, segundo o jornal O Estado de S.Paulo. A publicação afirma que a razão para a mudança seria que artista é “muito conhecida” para ocupar um cargo com status de secretaria.
Duarte foi convidada para assumir o posto após a demissão do dramaturgo Roberto Alvim. Na última semana, ele publicou em redes sociais um vídeo no qual parafraseia Joseph Goebbels, ministro da Propaganda na Alemanha Nazista.
Atualmente, a secretaria de Cultura está locada no Ministério de Turismo. A pasta é liderada pelo ministro Marcelo Álvaro Antônio (PSL), envolvido em suspeitas de corrupção.
Duarte e Bolsonaro devem se encontrar pessoalmente nesta segunda-feira 20 para discutir a proposta do presidente.
Para recriar o Ministério da Cultura, Bolsonaro poderia emitir uma Medida Provisória, mas ela precisaria ser aprovada pelo Congresso Nacional para continuar em vigor. No ano passado, os deputados rejeitaram uma emenda semelhante.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.