Política

Bolsonaro está agindo com fake news contra mim, diz Hadadd

O candidato do PT estima que milhares de mensagens foram disparadas nas redes sociais com conteúdos vulgares e mentirosos. Partido divulgou número para receber denuncias e encontrar responsáveis

Haddad afirma que estão agindo fortemente com fake news contra sua família e atuação como ministro
Apoie Siga-nos no

Fernando Haddad, candidato à Presidência pelo PT, anunciou que o partido iniciou uma tentativa de identificar a autoria das mensagens com fake news que circulam no WhatsApp contra sua candidatura. Nesta quarta-feira 3 o petista chamou a imprensa para uma coletiva no comitê de campanha presidencial, em São Paulo, onde classificou o conteúdo das mensagens disseminadas como vulgares e muito graves.

“Nós colocamos um telefone à disposição porque estamos recebendo uma quantidade de mensagens denunciando nosso adversários, sobretudo um: a campanha do [Jair] Bolsonaro (PSL) está agindo muito fortemente com fake news contra minha família, contra minha atuação como ministro. É muito grande e inclusive muito vulgar.”

De acordo com Haddad, esse tipo de mensagem aumentou nos últimos dias, sobretudo entre os evangélicos. “Estamos recebendo a estimativa de que milhões de mensagens foram disparadas com conteúdo ofensivos”. “A quantidade está nos assustando”, destacou.

Leia também:
Bolsonaro x Haddad: faz sentido falar em eleição dos extremos?

Haddad: Brasil deve ajudar Venezuela a encontrar caminho pela democracia

Apesar de nomear Bolsonaro como responsável, o presidenciável disse, em um segundo momento na coletiva, que desconfia que a autoria dos atos seja do ex-militar, pela natureza do conteúdo, mas não se tratava de uma acusação formal.

Questionado se ele acredita que os conteúdos enviados estão fazendo diferença nos levantamentos eleitorais que mostram um avanço do ex-militar na disputa eleitoral, Haddad disse que sim. “Nós acreditamos que essas mensagens do WhatsApp estão fazendo alguma pequena diferença [no crescimento do Bolsonaro nas pesquisas]. São milhões de mensagens sendo disparadas com mulheres nuas, crianças sendo abusadas, coisas gritantes mesmo e nós estamos pedindo para denunciar para chegar a quem está fazendo isso.”

De acordo com o ex-prefeito de São Paulo, através das denúncias recebidas, a equipe do PT tentará “fazer o caminho de volta até chegar em quem efetivamente fez esse jogo baixo”. Questionado se o setor jurídico do partido será responsável por avaliar esse caminho inverso, Haddad não respondeu.

Petistas da cúpula do partido, do setor jurídico e da equipe de campanha foram procurados pela reportagem e afirmaram que não viram mensagens cujo conteúdo se referia à família do candidato à Presidência.  

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar