CartaExpressa
‘Bolsonaro envergonhou o Brasil no cenário internacional’, diz CEO da Eurasia
‘Quando Bolsonaro fica encurralado, quando se sente na defensiva e as coisas desandam, ele acaba fazendo coisas idiotas’


O CEO e fundador da Eurasia, Ian Bremmer, avalia que “é certamente verdade que [Jair] Bolsonaro envergonhou o Brasil no cenário internacional”.
Em entrevista à GloboNews, o responsável pela principal consultoria de risco político dos Estados Unidos afirmou ainda que é possível comparar Bolsonaro ao ex-presidente americano Donald Trump.
“Bolsonaro pode ser o seu próprio maior inimigo, assim como Trump. Sabemos que quando Bolsonaro fica encurralado, quando se sente na defensiva e as coisas desandam, ele acaba fazendo coisas idiotas”, declarou Bremmer.
A comparação com Trump também acende um alerta, segundo o consultor, de que Bolsonaro pode seguir os passos do norte-americano e não reconhecer uma derrota nas eleições de 2022. O consultor pondera, no entanto, que as instituições tendem a frear qualquer estratégia antidemocrática de contestação do resultado eleitoral.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro está desgastado por firme negacionismo e dificuldades econômicas, diz jornal argentino
Por CartaCapital
A ‘aposta internacional’ de Carlos Bolsonaro para aumentar sua influência nas redes
Por CartaCapital