Política

Bolsonaro e filhos gastaram 29,5 milhões de reais com funcionários fantasmas, diz revista

Enquanto recebiam, profissionais tinham outras profissões como cabeleireira, veterinário, babá e personal trainer

Foto: EVARISTO SA / AFP Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

A família do presidente Jair Bolsonaro teria pago, ao longo de 28 anos, cerca de 29,5 milhões de salários a supostos funcionários fantasmas.

 

O levantamento foi feito pela revista Época.

De acordo com a reportagem, do total destinado aos 286 funcionários que o presidente e seus três filhos mais velhos contrataram em seus gabinetes, 28% foi depositado na conta de servidores com indícios de que efetivamente não trabalharam.

Enquanto recebiam, os profissionais tinham outras profissões como cabeleireira, veterinário, babá e personal trainer, como é o caso de Nathalia Queiroz, filha de Fabrício Queiroz, apontado pelo MP como operador do esquema da rachadinha no gabinete de Flávio.

Juntos, os 39 receberam um total de 16,7 milhões reais em salários brutos (o equivalente a 29,5 milhões em valores corrigidos pela inflação do período) durante o período em que trabalharam com a família.

Entre os funcionários suspeitos de serem fantasmas, 17 estiveram no gabinete do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), outros trabalharam com o vereador Carlos Bolsonaro (Republicamos-RJ).

Quando Bolsonaro era deputado federal, seriam três os funcionários contratados que não trabalhavam. A reportagem mostra que nove pessoas teriam passado por mais de um gabinete da família.

Além dos casos envolvendo a família de Queiroz, a maioria dos funcionários tem envolvimento com Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente.

A maior parte deles é investigada pelo Ministério Público por estarem nos gabinetes de Flávio e Carlos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo