Política

Bolsonaro doou 10 mil reais a Carlos em desacordo com regra do TSE

Presidente fez contribuição por meio de ‘depósito em espécie’, mas Tribunal não permite modalidade para valores superiores a 1.064 reais

O vereador Carlos Bolsonaro e Jair Bolsonaro seriam os principais envolvidos na operação do 'gabinete do ódio'. Foto: Reprodução/Facebook
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro doou 10 mil reais por meio de “depósito em espécie” para a campanha à reeleição do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), seu filho, referente às eleições municipais de 2020. As informações constam na base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A forma de doação se afasta do que é previsto na Resolução Nº 23.607/2019 do TSE. Segundo o Artigo 21, as doações financeiras de valor igual ou superior a 1.064,10 reais “só poderão ser realizadas mediante transferência eletrônica entre as constas bancárias do doador e do beneficiário da doação ou cheque cruzado nominal.

O dispositivo afirma que as doações financeiras recebidas em desacordo com a norma “não podem ser utilizadas e devem, na hipótese de identificação do doador, ser a ele restituídas ou, se isso não for possível, devem ser consideradas de origem não identificada e recolhidas ao Tesouro Nacional”.

Se a verba irregular for utilizada, “os valores devem ser recolhidos ao Tesouro Nacional”, como forma de consequência do ato. Além disso, o TSE prevê a apuração e a decisão por meio de julgamento em relação ao uso dos recursos e o seu “impacto sobre a regularidade das contas”.

Reprodução do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo