Política

Bolsonaro diz ter convidado Macron para explorar a Amazônia com o Brasil

Bolsonaro afirmou também que não se submeteria a ‘caprichos’ dos líderes europeus em relação a cobranças ambientalistas

Foto: Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

Em entrevista concedida à Rádio Joven Pan na noite desta sexta-feira 28, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que conversou com o presidente francês Emmanuel Macron e convidou-o para explorar a Amazônia juntamente com o Brasil.

“‘Olha, de Boa Vista a Manaus são mais ou menos duas horas de voo, tu olha pra baixo e não vê nada de degradado no tocante ao meio ambiente. […] Nem quero comparar com a Europa, que não tem mais nada. […] Enquanto eu for presidente, a Amazônia é nossa. Nós pretendemos explorar de forma racional. Convido-o a explorar a Amazônia conosco”, relatou o presidente à entrevista, adicionando que também mencionou o assunto à Angela Merkel, primeira-ministra alemã.

“Os outros presidentes voltavam para o Brasil demarcando 10, 20, 30 reservas indígenas. Um estrago ao meu entender, nesta que eu chamo de neurose ambientalista”, acrescentou Bolsonaro após dizer que o encontro com Merkel foi saudável.

A fala de Bolsonaro veio após cobranças de Merkel e de Macron sobre a preservação ambiental e participação em acordos climáticos internacionais assinados pelo Brasil. Bolsonaro ainda disse que os líderes estavam defendendo interesses dos próprios países e que não se submeteria ao ‘capricho’ deles.

Na entrevista, Bolsonaro também acrescentou sobre as negociações para o acordo entre Mercosul e União Europeia, selado em Bruxelas na sexta 29. Sobre a permanência no Acordo de Paris, posição cobrada pela França, o presidente brasileiro afirmou que a cláusula foi retirada do texto final, apesar de ter afirmado a Macron que permaneceria no pacto climático. “O Brasil é um país que merece respeito, e as coisas começaram a mudar”, disse.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo