Política

Bolsonaro diz que vai insistir em Ramagem na PF: “Quem manda sou eu”

Presidente desautorizou Advocacia-Geral da União (AGU) e disse que vai recorrer da decisão do STF que suspendeu nomeação

O presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Isac Nóbrega/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro desautorizou a Advocacia-Geral da União (AGU) e afirmou que vai recorrer da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em barrar a posse do delegado Alexandre Ramagem no comando da Polícia Federal. A AGU havia informado, mais cedo, que não recorreria da suspensão de posse.

Após a decisão de Moraes, Bolsonaro revogou a nomeação de Ramagem e tornou “sem efeito” a demissão do delegado da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), onde ele atuava como diretor-geral. A ação foi recebida como um sinal de que o Palácio do Planalto não insistiria em Ramagem, mas o presidente da República afirmou que vai recorrer.

 

“É dever dela [AGU] recorrer”, declarou. “Quem manda sou eu e eu quero o Ramagem lá.” Momentos antes, o presidente disse que sonha com o delegado na direção da Polícia Federal, porque gostaria de “honrar” o amigo da família.

Quando Moraes suspendeu a nomeação de Ramagem, escreveu na decisão que enxerga “desvio de finalidade” na designação. O delegado substitui Maurício Valeixo, exonerado por Bolsonaro na semana passada. Na ocasião, o ministro da Justiça Sergio Moro também se demitiu e acusou o presidente da República de tentar interferir politicamente no trabalho da PF.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo