Política

Bolsonaro diz que TSE trabalhou para eleger Lula em 2022

Ex-presidente afirma que “ninguém consegue entender” como o petista ganhou as eleições

Foto: JOE RAEDLE/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/Getty Images via AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, neste sábado 3, que os ministro do Tribunal Superior Eleitoral trabalharam para eleger o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. 

Em entrevista concedida a um influenciador português, o ex-capitão alegou que “ninguém consegue entender” como o petista conseguiu o derrotar na disputa eleitoral. 

“A Justiça brasileira, o Supremo Tribunal Federal tirou o Lula da cadeia e depois o tornou elegível. E, depois, o Supremo Tribunal Federal, que 3 dos seus ministros compõem o Tribunal Superior Eleitoral, também trabalharam lá fazendo gestões para eleger Lula a qualquer preço”, disse Bolsonaro.

“Acabaram as eleições no ano passado [no caso, em 2022], e ninguém consegue entender como Lula da Silva ganhou”, completou. 

Bolsonaro ainda alegou ser vítima de perseguição política. Ele afirmou que os ministros do Supremo Tribunal Federal, em particular Alexandre de Moraes, “fazem de tudo para condená-lo”. 

“Perseguição em cima de perseguição. Tudo fazem para achar uma maneira de me condenar, mas não acham nada, porque não tem nada. Fiz um governo limpo no Brasil”, disse Bolsonaro.

Ele ainda afirmou que os atos golpistas do dia 8 de Janeiro de 2023, quando manifestantes bolsonaristas invadiram e depredaram os prédios sedes dos Três Poderes, foi uma “armadilha” que querem vincular a ele “a qualquer custo”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo