Política

Bolsonaro diz que pautas LGBTs ‘destroem a família’ e insinua ‘promiscuidade’

Em entrevista à ‘Jovem Pan News’, o presidente disse que a entrada de Mendonça no STF dá ‘tranquilidade’ em pautas sobre ‘ideologia de gênero’

O presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Isac Nóbrega/Brazilian Presidency/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou ativistas LGBTQIA+ por defenderem bandeiras que seriam, segundo ele, usadas para “destruir a família”. A declaração ocorreu durante entrevista à emissora Jovem Pan News, exibida nesta segunda-feira 10.

“O pessoal que vai morar aí, dois homens, duas mulheres, a maioria deles não quer essa promiscuidade toda aí. Eles querem é trabalhar, cuidar da vida deles e ser feliz entre quatro paredes, não fica com esse ativismo ‘ó todo mundo tem aceitar isso daqui, botar na escola'”, disse Bolsonaro à comentarista cubana Zoe Martínez. “Isso tudo são pautas para desgastar. Uma das maneiras de você dominar o povo é você destruir a família com essas pautas.

O presidente da República também celebrou que processos voltados à questões de gênero e sexualidade sejam julgadas pelo “terrivelmente evangélico” André Mendonça, empossado em dezembro como ministro do Supremo Tribunal Federal graças à indicação do chefe do Planalto.

Um dos processos em que o novo magistrado deve ter posição decisiva trata da possibilidade de que pessoas trans detentas possam cumprir a pena em celas de acordo com a sua identidade de gênero.

“As pautas voltadas para a ideologia de gênero caíram com o André Mendonça. Então, é uma tranquilidade para a família tradicional”, afirmou.

Em sabatina no Senado, Mendonça havia chamado de “covarde” o destrato contra as mulheres e afirmado que a discriminação contra LGBTs é “inconcebível”, sendo favorável, inclusive, ao direito de gays a se casarem. A sua fala, porém, foi classificada como “cama de gato” pelo líder evangélico Silas Malafaia. No entendimento do pastor, a declaração foi uma “saída espetacular” para a “pressão bárbara” sofrida pelo Congresso em relação ao tema.

Mendonça, que entrou na vaga do ministro Marco Aurélio Mello, deve tomar as suas primeiras decisões como magistrado do STF a partir de 31 de janeiro, prazo em que se esgota o recesso do Judiciário.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo