Política

Bolsonaro diz que pautará privatização da Petrobras em reunião com ministros

‘É uma empresa importante, sim. Tem que ser privatizada ou não? Qual a sua opinião? É isso que a gente tem que conversar’

O presidente Jair Bolsonaro, ao lado do presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres. Foto: Reprodução/Facebook
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que pautará a privatização da Petrobras em reunião na sexta-feira 5 com o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, e outros ministros, entre eles Paulo Guedes, da Economia, Bento Albuquerque, de Minas e Energia, e Tarcísio Freitas, da Infraestrutura. A declaração ocorreu durante transmissão ao vivo nas redes sociais nesta quinta-feira 4.

 

Bolsonaro disse que convocou reunião com membros de seu governo após pressão dos caminhoneiros em relação ao preço dos combustíveis. Recentemente, a Petrobras aumentou o preço da gasolina e do diesel nas refinarias, o que provocou descontentamento entre os transportadores de carga. Os trabalhadores reivindicam redução de impostos para amenizar o impacto nos valores.

O presidente disse que, no encontro, questionará sobre a possibilidade de privatização da Petrobras.

“Convoquei todos os ministros e o presidente da Petrobras, e mais alguns que vão aparecer lá. Eu quero tratar de forma pública essa questão. A Petrobras é uma empresa importante, sim. Tem que ser privatizada ou não? Qual a sua opinião? Então, é isso que a gente tem que conversar amanhã”, afirmou.

Bolsonaro declarou que tenta zerar o PIS/Cofins, imposto que incide sobre o óleo diesel, conforme autorização concedida em 28 de janeiro. Segundo ele, são cobrados 33 centavos do tributo a cada litro de diesel. A cada centavo reduzido nesse imposto, afirmou, serão perdidos 800 milhões de reais, valor que deverá ser recuperado a partir da tributação em outro setor. O custo da redução poderia chegar a 26 bilhões de reais, declarou.

O presidente cobrou ainda dos governadores que se articulem pela redução de impostos estaduais, como o ICMS.

“A cada 500 litros de diesel no seu caminhão, 165 reais de imposto federal. O que que você acha disso? Quanto é que vai para os governadores, a cada 500 litros de diesel? Se bem que a cobrança do ICMS não é em cima do valor da refinaria, e nem o número fixo, é um percentual. Em cima do quê? Do preço médio das bombas. Mas o preço médio das bombas já tem um montão de imposto incluído ali. Então esse percentual de ICMS incide também em cima do PIS/Cofins, sim ou não? É amanhã que eu quero botar em pratos limpos isso aí”, questionou o presidente.

O chefe do Planalto rejeitou ainda o argumento da Petrobras, divulgado nos últimos dias, de que o preço dos combustíveis no Brasil está entre os menores do mundo.

“Não adianta falar: olha o preço do diesel em relação ao G20 é ‘tanto’, em relação aos BRICS é ‘tanto’, só é mais barato em tais países. São realidades diferentes. Agora, como é realmente o preço na refinaria? O que se leva em conta, além do preço do dólar atualmente vigente e o preço do barril de petróleo lá fora? Essa é a discussão que temos que ter”, disse.

Não podemos ficar a vida toda vivendo sem previsibilidade. Não é só o caminhoneiro, não. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo