Política

Bolsonaro diz que não irá à posse de Alberto Fernández na Argentina

Presidente brasileiro já havia quebrado tradição diplomática ao não cumprimentar o novo chefe de Estado eleito no país vizinho

Chapa de Alberto Fernández e Cristina Kirchner derrotou o presidente Mauricio Macri. Foto: Frente de Todos Media
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, nesta sexta-feira 1, que não comparecerá à cerimônia de posse do presidente eleito na Argentina, Alberto Fernández. Em Brasília, Bolsonaro disse que não fará represálias ao novo chefe de Estado do país vizinho e que espera que os dois governos mantenham parcerias econômicas.

“Torci pelo outro candidato, mas, já que ganhou, vamos em frente. Da minha parte não tem qualquer retaliação para o governo da Argentina e espero que eles continuem a fazer uma política conosco, semelhante à que Macri fez até o momento”, declarou. Perguntado se deve ir à posse de Fernández, respondeu: “Não vou falar se devo ou não devo. Não vou”.

Alberto Fernández e sua vice, a ex-presidente Cristina Kirchner, foram vitoriosos nas eleições argentinas realizadas no domingo 27. Desde então, Bolsonaro disparou críticas ao recém-eleito presidente, como na segunda-feira 28, em que acusou Fernández de afrontar o sistema judiciário brasileiro por apoiar a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

O presidente brasileiro também rompeu com a tradição diplomática entre os dois países e não cumprimentou o vizinho eleito. Durante visita a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, Bolsonaro afirmou que “a Argentina escolheu mal” ao alçar o peronista à Casa Rosada.

Em 12 de agosto, durante visita ao Rio Grande do Sul, Bolsonaro chegou a dizer que, se Fernández fosse eleito, argentinos fugiriam para o Brasil. Dois dias depois, em discurso no Piauí, o presidente brasileiro chamou Fernández e Cristina de “bandidos de esquerda”.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo