Política

Bolsonaro diz que empresas deixarão Argentina, erra e apaga post

Presidente deu a entender que investidores estavam deixando a Argentina após volta do kirchnerismo, mas empresas negaram

Jair Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro publicou, na manhã desta quarta-feira 06, que três multinacionais deixariam a Argentina e viriam para o Brasil por conta da “confiabilidade do investidor” em terras brasileiras, mas a informação era incorreta. Horas depois, o presidente já havia apagado a mensagem e as três empresas desmentido os boatos.

Bolsonaro é crítico ao mais recente presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, que tem como vice a ex-presidente Cristina Kirchner. O resultado das urnas tira do poder Maurício Macri – aliado de Bolsonaro pela defesa do liberalismo econômico, ele comandou por quatro anos e viu índices relacionados à pobreza da população aumentarem.

As três empresas negaram o que foi escrito por Bolsonaro. “A fábrica de motores MWM Argentina fechou sua fábrica em Córdoba no mês passado”, escreve a empresa, mas afirma que mantém operações de assistência técnica e a distribuição de peças de reposição.

Já a Honda afirmou que continua com a comercialização de automóveis e com seu serviço de pós-venda e reposição de peças por meio de várias unidades no país. A L’Oreal também nega o fechamento de alguma de suas fábricas.

Jornais argentinos repercutiram a informação e o erro do presidente brasileiro. O diário “Clarín”, de maior circulação no vizinho latino, escreveu que “o presidente do Brasil se virou outra vez contra a situação da Argentina nessa quarta, mas logo se arrependeu”.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo