Política

Bolsonaro distorce decreto de Lula em discurso homofóbico durante ato em igreja evangélica

Presidente afirmou que decreto de combate a desigualdade de gênero representa a destruição da família

O presidente Jair Bolsonaro (PL) na Marcha para Jesus, junto à primeira-dama Michelle Bolsonaro. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Em comício realizado na sede da Igreja Mundial do Poder de Deus, em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) atribuiu decreto editado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que cria o programa de combate a desigualdade de gênero, com uma suposta “tentativa de destruição da família”. 

Em discurso homofóbico, o ex-capitão disse que o documento busca a desconstrução da heteronormatividade. 

O termo citado pelo presidente aparece no texto do decreto no objetivo estratégico V, que prevê a garantia do respeito à livre orientação sexual e identidade de gênero. 

Bolsonaro distorce os objetivos do programa para encaixar na narrativa de que a esquerda visa acabar com a família e instituir uma “ditadura gay” no País, com o que costuma chamar de “ideologia de gênero”. 

“O outro lado perverte as nossas crianças. Não tem respeito com as criancinhas. Isso está no decreto de 2009. Quem era o presidente em 2009? Acho que todo mundo sabe quem era”, afirmou hoje.

Apesar de criticar o decreto desde sua campanha à Presidência em 2017, Bolsonaro nunca realizou nenhuma alteração no texto da medida.

O ex-capitão também voltou a repetir a falsa alegação de que, caso Lula seja eleito no próximo domingo 30, promoverá um fechamento de igrejas e a descriminalização de drogas.

No evento, Bolsonaro foi elogiado por Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial, que afirmou que sua missão é levar o rebanho ao “pasto verdejante” e apontou qualidades no atual presidente.

Valdemiro foi condenado pela Justiça pelo menos 15 vezes em menos de um mês. Os processos são referentes a cobranças de aluguéis não pagos de imóveis arrendados para servir como templo, casas de pastores e estacionamentos. Os valores devidos ultrapassam 2,5 milhões de reais. 

Em 2021, o religioso foi acusado de ter retido para si cerca de 1,2 milhões de reais da Igreja. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo