Política

Bolsonaro desiste de sabatina na Fiesp no dia de manifestos pró-democracia

O ex-capitão também desmarcou um jantar com empresários em São Paulo, em 11 de agosto

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou sua participação em uma sabatina agendada pela Federação das Indústrias de São Paulo para 11 de agosto. Horas depois, ele teria um jantar com empresários do grupo Esfera Brasil, mas também recuou. Nesse dia, manifestos em defesa da democracia e do sistema eleitoral serão lidos oficialmente na capital paulista.

Inicialmente, a ida do ex-capitão à Fiesp estava marcada para 12 de agosto. A pedido dele, o encontro foi antecipado em um dia.

A Fiesp promove sabatinas com os postulantes ao Palácio do Planalto. Ciro Gomes (PDT), Felipe D’Ávila (Novo) e Simone Tebet (MDB) já participaram. Líder das pesquisas de intenção de voto, Lula (PT) deve comparecer no dia 9.

Em 11 de agosto, a Faculdade de Direito da USP será palco da leitura de dois manifestos pró-democracia. Um deles é organizado pela Fiesp, com o apoio de entidades como a FecomercioSP e a Febraban. Na terça-feira 2, Bolsonaro atacou diretamente o texto.

“Essa carta é política. Eu não preciso falar se sou democrata ou não. Olha as minhas ações. Essa carta, como está, você não precisa assinar. É em gestos. O outro lado é ligado a ditaduras”, declarou Bolsonaro em entrevista ao SBT. “Eu comprovo que sou democrata pelo que fiz. Me aponte uma palavra ou um ato fora das quatro linhas da Constituição.”

Horas antes, em entrevista à Rádio Guaíba, ele ofendeu os signatários de outro manifesto, organizado na Faculdade de Direito da USP. Até esta quarta, mais de 700 mil pessoas assinaram a Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito.

“Esse pessoal que assina esse manifesto é cara de pau, sem caráter. Não vou falar outros adjetivos, porque sou uma pessoa bastante educada.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo