Política

Bolsonaro descumpre recomendação e caminha sem máscara em Roma

O país pede o uso do equipamento em caso de aglomerações, como se vê nos registros do presidente

Bolsonaro descumpre recomendação e caminha sem máscara em Roma
Bolsonaro descumpre recomendação e caminha sem máscara em Roma
Fotos: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

Em viagem oficial à Itália para participar, a partir de amanhã, da cúpula do G-20, o presidente Jair Bolsonaro caminhou sem máscaras pelas ruas de Roma nesta sexta-feira 29, mostram vídeos divulgados por apoiadores do governo nas redes sociais. Com isso, o chefe do Executivo descumpre uma recomendação do país europeu, que pede o uso do aparato de proteção contra a Covid-19 em caso de aglomerações de pessoas, como se vê nos registros com o presidente.

“O uso de máscara facial é sempre obrigatório em locais públicos fechados em toda a Itália. As máscaras não são mais obrigatórias ao ar livre, mas você deve sempre carregá-las com você e usá-las se estiver em condições de superlotação que não permitam que a distância de segurança de um metro seja mantida”, diz uma recomendação publicada no site da Agência Nacional de Turismo da Itália válida até o dia 15 de dezembro.

Como mostram os vídeos – um deles, inclusive, publicado nas redes sociais pelo deputado ítalo-brasileiro Luis Roberto Lorenzato -, o presidente brasileiro caminhou cercado de seguranças e apoiadores. Alguns simpatizantes utilizavam a bandeira do Brasil e entoavam o hino da independência.

O “passeio” elas ruas de Roma aconteceu nesta tarde após Bolsonaro deixar a embaixada brasileira da capital italiana, onde está hospedado. Além das reuniões do G-20, o grupo das vinte maiores economias do mundo, o presidente foi à Itália para receber o título de cidadão na cidade de Anguillara Veneta, de onde vieram seus antepassados, acompanhado por ministros como Paulo Guedes (Economia), Carlos França (Relações Exteriores) e Braga Netto (Defesa). A cerimônia deve acontecer na terça-feira, dia em que a comitiva presidencial retorna ao Brasil.

Ao confirmar a agenda pessoal em Anguillara Veneta, Bolsonaro deixa de comparecer à COP-26, evento multilateral sobre meio ambiente em Glasgow, Escócia, cúpula em que estarão presentes importantes líderes globais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo