Política

Bolsonaro: “Democracia em Vertigem é para quem gosta do que urubu come”

Presidente desqualificou a indicação do filme na categoria de melhor longa documental e disse que se trata de uma ‘ficção’

Presidente Jair Bolsonaro. Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro classificou o documentário Democracia em Vertigem como “ficção” e disse que o filme é “para quem gosta do que o urubu come”. A declaração foi dada na saída do Palácio da Alvorada nesta terça 14. A obra foi indicada ao Oscar de melhor longa documental, na segunda 13.

“Ficção. Para quem gosta do que o urubu come, é um bom filme. Outra pergunta aí”, declarou. Ao ser questionado se havia visto o documentário, respondeu: “Eu vou perder tempo com uma porcaria dessa? Outra pergunta aí”. Bolsonaro foi um dos entrevistados pela diretora Petra Costa, quando ainda era deputado.

Ao comemorar a indicação, a cineasta aproveitou para criticar o que chamou de “epidemia da extrema direita” no país. “Estamos extasiados pela Academia ter reconhecido a urgência de #DemocraciaEmVertigem. Numa época em que a extrema direita está se espalhando como uma epidemia, esperamos que esse filme possa ajudar a entender como é crucial proteger nossas democracias. Viva o cinema brasileiro!”, escreveu.

Lançado pela plataforma de streaming Netflix em junho de 2019, o filme mostra o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Há imagens também dos protestos de junho de 2013 e da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O filme concorre com os documentários “Indústria Americana”, “The Cave”, “For Sama” e “Honeyland”. É a primeira indicação de Petra ao Oscar. Ela também dirigiu “Elena” (2012), premiado na Polônia, e “Olmo e a Gaivota” (2014), vencedor em festival na Suíça e no Festival do Rio.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo