Política

Bolsonaro demite ministro Santos Cruz, da Secretaria de Governo

General teve atritos com filhos do presidente e Olavo de Carvalho

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Caiu mais um ministro do governo: desta vez, foi Carlos Alberto dos Santos Cruz, da Secretaria de Governo da Presidência da República. Santos Cruz foi demitido por Jair Bolsonaro (PSL), nesta quinta-feira 14. O cargo deve ser ocupado agora pelo General Luiz Eduardo Ramos Batista Pereira, comandante militar do Sudeste.

O ministro havia se envolvido em uma crise com os filhos do presidente da República e com o guru da família, o escritor Olavo de Carvalho, de quem recebeu diversos ataques públicos. É a primeira baixa de um militar no corpo ministerial.

À Folha de S. Paulo, o general chegou a dizer: “Eu nunca me interessei pelas ideias desse sr. Olavo de Carvalho”. Porém, a demissão pode simbolizar mais uma vitória do guru bolsonarista, já que o presidente da República não endossou nenhuma defesa a Santos Cruz.

O militar é o terceiro ministro a cair no governo de Bolsonaro. Antes dele, foram demitidos Gustavo Bebianno, da Secretaria-Geral da Presidência, e Ricardo Vélez, do Ministério da Educação.

O substituto

Agora ocupante do posto, General Ramos é carioca e entrou cedo na vida militar, em 1973. Foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 1979.

Entre as principais funções que já exerceu, estão o Comando da 11ª Região Militar, em Brasília (DF), e da 1ª Divisão do Exército, no Rio de Janeiro (RJ). O novo ministro também fez passagem como Force Commander da Missão das Nações Unidas, para a Estabilização do Haiti e Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo