CartaExpressa

Bolsonaro defende Brasil como ‘liderança internacional antiaborto’

O ex-capitão ironizou texto que afirma que o País coordena processo de engajamento de governos ultraconservadores

O presidente Jair Bolsonaro (PL), durante live nas redes sociais. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu a posição do Brasil como “liderança internacional antiaborto” e criticou iniciativas que autorizem a prática.

Durante live nas redes sociais nesta quinta-feira 20, o ex-capitão fez um comentário irônico sobre um artigo intitulado Brasil assume liderança de aliança internacional antiaborto publicado em 13 de janeiro, no jornal Folha de S. Paulo. O texto tem autoria de Sonia Corrêa, coordenadora do Observatório de Sexualidade e Política, e Gustavo Huppes, assessor da Conectas Direitos Humanos.

O artigo afirma que, após o governo de Donald Trump, o Brasil passou a liderar um acordo internacional chamado Consenso de Genebra, composto por governos ultraconservadores em questão de gênero.

Ao reagir ao texto, Bolsonaro celebrou a posição e criticou o adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Quem diria, hein? Se fosse o governo do PT, teríamos uma notícia dessa? Não”, debochou.

O presidente também citou de forma crítica uma ação do PSOL protocolada em 2017 no Supremo Tribunal Federal que trata da descriminalização do aborto até o terceiro mês de gestação.

“No terceiro mês, a criança já tem mão, tem boca, tem dedos, nariz, coração está todo formado, já começa a se mover no útero da mãe e até os seus rins funcionam”, disse Bolsonaro, ignorando uma série de argumentos de especialistas no tema e favoráveis à descriminalização da prática.

Na sequência, lembrou que o próximo presidente da República poderá indicar mais dois ministros para o STF. Bolsonaro já indicou dois – Kassio Nunes Marques e André Mendonça – e, se for reeleito, poderá apontar mais dois. De 11 magistrados, quatro seriam nomeados por indicação de Bolsonaro.

“Se for o Lula presidente da República, alguém acha que ele vai indicar alguém, para o Supremo, abortista ou não abortista? Eu acho que não preciso responder isso para vocês”, declarou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo