Bolsonaro declara boicote a anunciantes do jornal Folha de S. Paulo

Veículo foi excluído de edital de assinaturas de jornais e revistas do Palácio do Planalto

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Marcos Corrêa/ PR

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Marcos Corrêa/ PR

Política

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta sexta-feira 29, que boicotará os produtos de empresas que anunciam no jornal Folha de S. Paulo. A declaração ocorreu em entrevista na porta do Palácio da Alvorada, em Brasília (DF).

Na quinta-feira 28, o Palácio do Planalto publicou, no Diário Oficial da União (DOU), um edital de Pregão Eletrônico que exclui o veículo de uma relação de assinaturas de jornais e revistas da presidência da República.

Bolsonaro havia sido perguntado se a medida representava ferimento ao princípio de impessoalidade do poder executivo.

“A Folha de S. Paulo não serve nem para forrar aí o galinheiro do Alvorada”, disse o presidente, que recebeu aplausos de apoiadores, aos gritos de “mito”. “Então, olha só, eu estou deixando de gastar dinheiro público.”

Em seguida, o presidente deixou claro que não quer mais ler o veículo e citou o caso da sua ex-funcionária Wal do Açaí. Ela era registrada como servidora do gabinete de Bolsonaro enquanto era deputado federal, mas o jornal reportou, em janeiro de 2018, que ela trabalhava em um estabelecimento localizado na Vila Histórica de Mambucaba, a 50 km do município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.

“Mas eu não quero ler a Folha, não vou perder tempo para ler Folha. Vocês lembram da Wal do Açaí? Acusada de ser uma fantasma que vendia lá? Foi no dia 10 de janeiro, deram um flagrante na Val dentro da lojinha de açaí que não fatura mil reais por mês. Ofereci para a Folha de S. Paulo o boletim administrativo da Câmara dos Deputados. Ela entrou de férias dia 21 de dezembro até 20 de janeiro, estava de férias. Podia fazer o que bem entendesse da vida dela. A reputação dessa senhora foi destruída, vítima de chacota na região, a Folha de S. Paulo fez isso com essa mulher”, queixou-se.

O presidente seguiu com as críticas ao veículo, incentivou que leitores parem de comprar o jornal e recomendou a leitura de um versículo bíblico.

“Eu não quero ler a Folha mais, e ponto final, e nenhum ministro meu quer. Recomendo a todos do Brasil que não comprem o jornal Folha de S. Paulo, até eles aprenderem que tem uma passagem bíblica João 8:32. A imprensa tem a obrigação de publicar a verdade, só isso e mais nada”, declarou.

Por fim, sentenciou que seu boicote se estenderá aos produtos das empresas que anunciarem no noticiário.

“E os anunciantes que anunciam na Folha também, eu peço ao pessoal aí, qualquer anúncio que faz na Folha de S. Paulo, eu não compro aquele produto. Ponto final. Eu quero uma imprensa livre, independente, mas acima de tudo, que fale a verdade. Eu tô pedindo muito?”, afirmou o presidente.

Na relação de jornais e revistas publicada no DOU, é solicitada a assinatura de 24 jornais: Correio Braziliense, O Globo, O Estado de S. Paulo, Valor Econômico, O Popular, Estado de Minas, Hoje Em Dia, Zero Hora, Diário Catarinense, Jornal do Comércio, Gazeta de Alagoas, Tribuna do Norte, Estado do Maranhão, A Tarde, O Dia, O Tempo, O Liberal, A Crítica e os estrangeiros Financial Time, The New York Times, Le Monde Diplomatique, El País e The Wall Street Journal.

Há também a solicitação de assinatura digital das revistas CartaCapital, Veja, Isto É, Isto É Dinheiro, Época, Exame, The Economist, Piauí, Crusoé e Time.

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Repórter do site de CartaCapital

Compartilhar postagem