Política

Bolsonaro decide tirar Wajngarten da Secretaria de Comunicação e dar o cargo a um militar

A decisão será comunicada nesta quinta-feira 11, via Diário Oficial da União, segundo jornal; o escolhido é o almirante Flávio Rocha

Bolsonaro decide tirar Wajngarten da Secretaria de Comunicação e dar o cargo a um militar
Bolsonaro decide tirar Wajngarten da Secretaria de Comunicação e dar o cargo a um militar
O presidente Jair Bolsonaro e o almirante Rocha. Foto: Isac Nóbrega/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro decidiu demitir Fábio Wajngarten do cargo de secretário de Comunicação Social do governo e nomear mais um militar, o almirante Flávio Augusto Viana Rocha.

A decisão será comunicada nesta quinta-feira 11, via Diário Oficial da União, segundo a coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo. O almirante Rocha, que conta com o apreço de Bolsonaro, deve desempenhar duas funções simultâneas: além de chefiar a Secom, tende a continuar como secretário especial de Assuntos Estratégicos.

Além de embates com jornalistas, Wajngarten acumulou outras polêmicas nas Comunicações. No começo do ano passado, o Conselho de Ética da Presidência arquivou uma denúncia sobre possível conflito de interesses envolvendo o chefe da Secom.

Em janeiro de 2020, o jornal Folha de S.Paulo revelou que Wajngarten recebia dinheiro de emissoras de TV e agências de publicidade contratadas pela própria secretaria, por ministérios e por estatais.

A Polícia Federal chegou a abrir um inquérito contra o então secretário para apurar possíveis crimes de corrupção e peculato. O Conselho de Ética da Presidência, no entanto, permitiu que ele continuasse no governo. A denúncia rejeitada pelo colegiado foi apresentada por PT, PSOL e PCdoB.

Em junho do ano passado, para atender a uma pressão do Centrão, Jair Bolsonaro recriou o Ministério das Comunicações, comandado pelo deputado licenciado Fábio Faria (PSD-RN). Wajngarten, que perdeu autonomia com a decisão, passou a ocupar também o posto de secretário-executivo da pasta.

Faria, por outro lado, está em alta com Bolsonaro. No início deste ano, o ministro das Comunicações ganhou uma sala no segundo andar do Palácio do Planalto – um andar abaixo do gabinete do presidente da República.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo