Política

Bolsonaro decide demitir o presidente da Petrobras

A decisão se assemelha à que demitiu Castello Branco, em 2021; em ambos os casos, Bolsonaro não escondeu divergências sobre a política de preços

Jair Bolsonaro e o general Silva e Luna. Foto: Mauro PIMENTEL/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro decidiu demitir Joaquim da Silva e Luna do comando da Petrobras. O mandato do general, que começou em abril de 2021, valeria até 2023.

A decisão se assemelha à que demitiu do cargo Roberto Castello Branco, no ano passado. Em ambos os casos, Bolsonaro não escondeu divergências com a estatal sobre a política de preços dos combustíveis – a Petrobras transfere para o consumidor interno os custos do barril de petróleo no mercado internacional e da cotação do dólar.

Os problemas na relação entre o ex-capitão e o general da Petrobras se intensificaram no início de março, quando a empresa comunicou um mega-aumento de 18% na gasolina, 25% no diesel e 16% no gás de cozinha vendido às distribuidoras.

Segundo o presidente da República, a Petrobras poderia ter esperado mais um dia para fazer o anúncio, uma vez que o governo publicou no mesmo dia, no Diário Oficial da União, um projeto que muda regras na cobrança do ICMS com a promessa de reduzir os preços.

“O reajuste da Petrobras não é de responsabilidade nossa, é exclusiva da Petrobras”, disse Bolsonaro em 15 de março. “Por um dia, se a Petrobras tivesse esperado, teríamos apenas um aumento de 30 centavos no preço do diesel, e não um pouco mais de 90 centavos. A gente espera que a Petrobras acompanhe a queda de preços lá fora. Com toda a certeza ela fará isso daí.”

Na semana passada, o preço máximo da gasolina vendida no Brasil chegou perto de 9 reais, de acordo com pesquisa feita pela Agência Nacional do Petróleo. O preço máximo encontrado nas bombas chegou a 8,949 na Bahia – é o maior preço já registrado pela ANP.

Foi a terceira semana seguida em que os preços máximos no País ficaram acima dos 8 reais.  Na semana retrasada, o maior valor verificado foi de 8,399 por litro, no Rio de Janeiro.

De forma geral, o preço médio do litro da gasolina apresentou leve queda, de 7,267 há duas semanas para 7,210. Interrompeu, desta forma, três semanas seguidas de alta. Ainda assim, no ano, a gasolina acumula alta superior a 10%. O diesel, por sua vez, caiu de 6,654 para 6,564, após quatro semanas consecutivas de aumento. Desde janeiro, a alta chega a cerca de 24%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo