Política

Bolsonaro critica atos pró-democracia: “Estão começando a colocar as mangas de fora”

O presidente minimizou a baixa adesão dos atos em seu favor e disse que não era dia de seus apoiadores irem às ruas

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Evaristo Sa/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro direcionou críticas aos atos pró-democracia e contra os seus governos que acontecem pelo segundo final de semana seguido em todo o País. “Estão começando a colocar as mangas de fora”, disse a apoiadores, nesta segunda-feira 8, no Palácio da Alvorada.

O presidente ainda falou em estratégias de “arrumar o País”, mencionando a primeira indicação que fará de um ministro ao Supremo Tribunal Federal, em novembro deste ano, quando o então ministro Celso de Mello se aposenta. “Como eu peguei esse país? Vocês têm razão no que pleiteiam e no que falam. Eu peguei um câncer em tudo o que é lugar. Um médico não pode de uma hora para outra resolver esse problema todo. O grande problema do momento é isso que vocês estão vendo aí um pouco na rua ontem, (eles) estão começando a colocar as mangas de fora”.

Bolsonaro não falou diretamente sobre sua possível escolha, mas disse que existe “muito interesse” no País. No dia 28 de maio, durante live semanal, o presidente afirmou que pretende indicar um evangélico para uma das duas vagas do STF que serão abertas em seu mandato. Na ocasião, também fez um aceno ao atual procurador-geral da República, Augusto Aras, mencionando uma possível terceira vaga.

Aras será o responsável por decidir se apresenta ou não denúncia contra Bolsonaro assim que forem concluídas as investigações do inquérito do STF que apura se o presidente exerceu interferência indevida na Polícia Federal.

O país registrou atos contra o mandato de Bolsonaro pelo segundo final de semana seguido. São Paulo foi o estado que mais teve adesão de participantes em ato contra o racismo e a favor da democracia. Segundo estimativa da Polícia Militar, pelo menos 3 mil pessoas se concentraram no Largo da Batata em manifestação no domingo 07. A PM contabilizou 100 integrantes em ato de apoio ao presidente na Avenida Paulista. Os atos aconteceram em pelo menos 11 capitais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo