Política
Bolsonaro compartilha vídeo que culpa governadores pela crise
A crítica ocorre um dia após o pronunciamento oficial do presidente, que utilizou um tom mais moderado para falar sobre o coronavírus
O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar os governadores por medidas de isolamento adotadas contra o coronavírus. Nesta quarta-feira 01, o presidente compartilhou um vídeo em suas redes sociais de um trabalhador dizendo que “a culpa é dos governadores, porque o presidente está brigando por uma paralisação responsável”. Enquanto fala, o rapaz mostra o Ceasa de Belo Horizonte que se encontra vazio.
Na publicação, Bolsonaro escreveu que “não é um desentendimento entre o presidente e alguns governadores e alguns prefeitos, são fatos e realidades que devem ser mostradas”. “Depois da destruição não interessa mostrar culpados”, disse o ex-capitão.
A crítica foi feita um dia após o pronunciamento oficial do presidente, que utilizou de um tom mais moderado para falar sobre a crise do coronavírus. No discurso, o presidente insistiu em citar o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, para se referir aos trabalhadores informais.
– Não é um desentendimento entre o Presidente e ALGUNS governadores e ALGUNS prefeitos..
– São fatos e realidades que devem ser mostradas.
– Depois da destruição não interessa mostrar culpados. pic.twitter.com/H0ZwUb4Gl4— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 1, 2020
Apesar de a OMS já ter rebatido a distorção e esclarecido que defende o isolamento social, Bolsonaro voltou a citar a entidade para validar sua preocupação com trabalhadores informais.
“Minha preocupação sempre foi salvar vidas, tanto as que perderemos pela pandemia, quanto aquelas que serão atingidas pelo desemprego, violência e fome. Me coloco no lugar das pessoas e entendo as suas angústias. As medidas protetivas devem ser implementadas de forma racional, responsável e coordenada. Nesse sentido, o doutor Tedros Adhanom, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, disse saber que ‘muitas pessoas, de fato, têm que trabalhar todos os dias para ganhar seu pão diário’”, disse.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


