Política

Bolsonaro compara membros do governo a jogo de xadrez: “Dama é a PGR”

Presidente Jair Bolsonaro quer indicar aliado para posto que pertence ao Ministério Público

A procuradora-geral da República Raquel Dodge e o presidente Jair Bolsonaro. (Foto: Isac Nóbrega/PR)
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, nesta terça-feira 3, que anunciará até quinta-feira 5 o nome indicado para comandar a Procuradoria-Geral da República. Em conversa com jornalistas no Palácio da Alvorada, em Brasília, Bolsonaro reforçou que o nome deve ser seu aliado e comparou os membros de seu governo a peças do jogo de xadrez.

“A criança deve nascer até quinta”, afirmou o presidente, ao jornal Folha de S. Paulo. O prazo do mandato da atual procuradora-geral, Raquel Dodge, termina no dia 17 de setembro. Após receber a indicação, o nome para o cargo deve ser aprovado pelo Senado Federal. O mandato tem dois anos e pertence ao Ministério Público.

Bolsonaro ressaltou que o ocupante do posto “tem que tirar nota 7 em tudo e ser alinhado comigo”. Segundo ele, o procurador-geral é a rainha no xadrez do Palácio do Planalto.

“Pessoal, vamos imaginar um jogo de xadrez no governo, vamos imaginar? Jogo de xadrez. Os peões seriam, em grande parte, quem? Os ministros, né? Lá para trás, um pouquinho, o Moro, da Justiça, é uma torre. Paulo Guedes, um cavalo. E a dama, seria quem? Alguém tem ideia aí? Quero ver se vocês são inteligentes. Quem seria a dama? Qual autoridade seria a dama? Que pode ser um homem, obviamente. Não, o presidente é o rei. A dama é a PGR”, afirmou.

O presidente já afirmou que pode rejeitar as três indicações de procuradores eleitos na lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Os três procuradores eleitos foram Mário Bonsaglia, Luiza Frischeisen e Blal Dalloul. Raquel Dodge não participou das eleições na categoria, mas deseja ser reconduzida ao cargo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo