Política

Bolsonaro arrecada quase 10 vezes mais que Haddad com ‘vaquinha’

Mais barata que a do PT, campanha do candidato do PSL foi abastecida quase integralmente com recursos de financiamento coletivo, segundo prestação de contas

O candidato do PSL recebeu mais de 2,1 milhões de reais de financiamento coletivo
Apoie Siga-nos no

Fernando Haddad, do PT, e Jair Bolsonaro, do PSL, não são apenas radicalmente opostos nas ideias. A prestação de contas dos candidatos à Presidência no segundo turno mostra diferenças significativas de receita para custear campanhas.

Enquanto o primeiro conta principalmente com repasses do fundo especial de financiamento, o segundo tem no financiamento coletivo seu grande trunfo, ao arrecadar quase 10 vezes mais que o petista por meio da chamada vaquinha on-line, que reúne doações de pessoas físicas em uma mesma plataforma.

Leia também:
Eurodeputados lançam manifesto contra Bolsonaro
“O centro esvaziou e a direita cresce para os extremos”

Enquanto Hadddad recebeu 296 mil reais de uma empresa de financiamento coletivo, Bolsonaro arrecadou mais de 2,1 milhões por meio da modalidade, regulamentada nesta campanha como exceção após a proibição das doações empresariais de campanha pelo Supremo Tribunal Federal.

A candidatura de Haddad arrecadou mais de 30 milhões de reais até o momento, bancada quase exclusivamente com recursos públicos do fundo especial de financiamento. Dos 32.116.237 reais recebidos até o momento, mais de 99% veio de repasses da direção nacional do PT: 32.112.987 reais.

Por ter eleito uma das maiores bancadas do Congresso em 2014, o PT recebeu 212,2 milhões de reais do fundo. Até o momento, repassou cerca de 15% deste valor a Haddad.

Com número bem inferior de parlamentares na atual legislatura, o PSL amealhou pouco mais de 9 milhões de reais do fundo. O valor será significativamente maior a partir dos próximos quatro anos, ao se considerar que o partido de Bolsonaro elegeu 52 deputados, a segunda maior bancada da Câmara.

Como o PSL tem menos recursos públicos, a campanha do ex-militar também tem se mostrado muito mais modesta em relação aos valores declarados. Bolsonaro diz ter recebido 2,5 milhões de reais até o momento. Desta quantia, 2,1 milhões teriam vindo de uma empresa que administra as doações de pessoa física por meio de uma plataforma de financiamento coletivo. Apenas 339 mil reais vieram da direção nacional do partido, ou 3,7% de todo o valor destinado ao PSL pelo fundo especial.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.