Cultura

Bolsonaro anuncia que revogará medida que exclui profissões do MEI

O recuo de Bolsonaro se dá após Maia e Alcolumbre, presidentes da Câmara e do Senado, acertarem a votação de um decreto para anular a medida

O presidente Jair Bolsonaro (Foto: Evaristo Sá/AFP)
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, em sua conta do Twitter, que vai revogar a medida publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira 6 que exclui diversas profissões do programa MEI (Microempreendedor Individual). As funções ligadas à cultura seriam as mais atingidas.

https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1203399311897354240

A resolução inicial, criada pelo Ministério da Economia e assinada pelo secretário Especial da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, eliminava do MEI funções como DJ, cantor e humorista, e entraria em vigor em 1º de janeiro de 2020.

O recuo de Bolsonaro se dá após a péssima repercussão da medida autorizada por Paulo Guedes – e pelo próprio presidente -, que fatalmente aumentaria a informalidade em um Brasil que tem, durante todo o ano, colecionado números ruins em relação a empregos e às condições de trabalho.

Durante este sábado 7, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, acertaram a votação de um decreto para anular a medida bolsonarista. Diante da pressão de um novo desgaste político, Bolsonaro cedeu.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo