Política

Bolsonaro anuncia indicação de Kassio Nunes ao STF

Presidente afirmou que nome do postulante será publicado no Diário Oficial da União

Bolsonaro anuncia indicação de Kassio Nunes ao STF
Bolsonaro anuncia indicação de Kassio Nunes ao STF
O presidente Jair Bolsonaro, ao lado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro anunciou que vai indicar o desembargador Kassio Nunes Marques para o Supremo Tribunal Federal (STF), no lugar do ministro Celso de Mello, que se aposenta em 13 de outubro. Em transmissão ao vivo nesta quinta-feira 1, Bolsonaro afirmou que a indicação será oficializada no Diário Oficial da União (DOU) da sexta-feira 2.

“Sai publicado amanhã, por causa da pandemia, no Diário Oficial da União, nós temos pressa nisso, o nome do Kassio Marques para a nossa primeira vaga do Supremo Tribunal Federal. Nós temos uma vaga prevista para o ano que vem. Essa segunda vaga vai ser para um evangélico. Agora, [o Kassio] tá levando tiro. Qualquer um que eu indicasse estaria levando tiro”, afirmou o presidente.

Bolsonaro reclamou que o nome de Kassio está, segundo ele, sendo desqualificado por ter liberado a compra de lagostas e vinhos na Corte em 2019. Para ser oficializado no cargo, Kassio Nunes Marques ainda precisa ser sabatinado pelo Senado.

“Vão desqualificar o desembargador só porque ele deu uma liminar para retornar o cardápio do Supremo?”, queixou-se. “Se um juiz diz que não pode lagosta, o outro pode dizer que não vale batata frita. O outro vegetariano pode acabar com carne vermelha. Isso vai de cada instituição. Não vou criticar o STF por causa disso. Se pintar lagosta, eu vou ligar para a minha esposa. Se bem que não tem nada demais comer lagosta. Qual é o problema?”, questionou.

Ao lado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, Bolsonaro afirmou que outros nomes não foram descartados para a segunda vaga, que será aberta em 2021. O presidente citou o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira.

“Tem um nome aí que foi muito cogitado como ‘supremável’, o nosso querido ministro André Mendonça. Não tá descartado não, André tá na fita, Jorge tá na fita. São ligados a mim constantemente. Se tem mais gente na fita, tem”, afirmou.

Em seguida, Bolsonaro voltou a declarar que privilegiará alguém “terrivelmente evangélico”, com quem tenha intimidade.

“Primeiro pré-requisito: tem que ser evangélico. Terrivelmente evangélico. Outro: tem que tomar tubaína comigo”, disse o chefe do Palácio do Planalto.

“Não adianta chegar currículo agora aqui, maravilhoso, 10 no currículo. Se eu não conhecer, eu não vou indicar. O meu compromisso é com um evangélico”, completou.

Bolsonaro aproveitou ainda para criticar os seus apoiadores que pediram o nome de Sérgio Moro para o cargo no STF.

“O ano passado todo até mais ou menos abril, vocês queriam quem pro Supremo? Vocês não queriam o Sergio Moro no Supremo? E me ameaçavam o tempo todo. Agora, você quer que eu troque o Kassio pelo Sergio Moro? A questão da amizade é muito importante”, declarou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo