Política

Bolsonaro anuncia cinco acordos entre Brasil e Qatar

Parcerias na área da saúde, turismo e defesa nacional estão na lista divulgada pelo presidente

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) esteve no Qatar. (Foto: Valdenio Vieira/PR)
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) anunciou, nesta segunda-feira 28, uma série de acordos firmados com o Qatar, um dos países que ele visitou em sua agenda na Ásia.  A declaração ocorreu em sua conta no Twitter, após se reunir com o emir Tamim bin Hamad Al-Thani, no Palácio Real.

Foram cinco itens publicados em sua rede social. O primeiro deles trata sobre uma parceria em serviços de saúde, mas Bolsonaro não detalhou quais são as condições do tratado.

“Os países incentivarão, facilitarão e intensificarão a colaboração em áreas mutuamente acordadas, com base no interesse mútuo e de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis em ambos os países e suas obrigações internacionais”, escreveu.

Bolsonaro também anunciou a isenção de visto para portadores de passaporte comum. Segundo o presidente, o objetivo é retirar a obrigatoriedade mútua do visto para turistas do Brasil e do Qatar, com propósitos de estimular o turismo e as viagens de negócios.

Outra parceria diz respeito aos serviços aéreos. De acordo com o presidente, os dois países concluíram um acordo para estabelecer e explorar serviços aéreos entre seus respectivos territórios.

Há ainda um tratado na área da defesa, em que Brasil e Qatar firmam uma cooperação de pesquisa e desenvolvimento, apoio logístico, medicina militar e fornecimento de produtos e serviços de defesa. O presidente também anunciou que as Forças Armadas dos dois países se reunirão para trocar conhecimentos e experiências relativos à organização e às operações do setor.

Por fim, Bolsonaro citou uma parceria entre academias diplomáticas, em que estudantes de diplomacia devem ser beneficiados com intercâmbios entre os dois países.

O presidente encerra, nesta semana, um calendário de visitas a países para tratar sobre parcerias comerciais, como Japão, China e Emirados Árabes Unidos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo