Política

Bolsonaro aciona Moro para intervir no caso Marielle

Presidente afirmou que pretende, via Polícia Federal, tomar um novo depoimento do porteiro de seu condomínio

Foto: Carolina Antunes/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro conversou com jornalistas nesta quarta-feira 30 e, bem irritado,  afirmou que já acionou o ministro da Justiça Sérgio Moro para intervir no caso Marielle. O pesselista quer que a Polícia Federal colha um novo depoimento do porteiro que o associou ao assassinato da vereadora do PSOL e de seu motorista, Anderson Gomes.

“Estou conversando com o ministro da Justiça para a gente tomar, via Polícia Federal, um novo depoimento desse porteiro pela PF para esclarecer de vez esse fato, de modo que esse fantasma que querem colocar no meu colo como possível mentor da morte de Marielle seja enterrado de vez”, disse Bolsonaro em Riade, capital da Arábia Saudita.

Nesta terça-feira, uma matéria divulgada pela TV Globo mostra o depoimento do porteiro do condomínio de Jair Bolsoaro no Rio de Janeiro. Em declaração à Polícia Civil, o funcionário disse que no dia do assassinato de Marielle e Anderson, um dos suspeitos se dirigiu até o conjunto de casas onde vive o presidente, horas antes do crime.

Segundo o porteiro, Élcio de Queiroz, um dos suspeitos do crime, entrou no condomínio e disse que iria para a casa do então deputado Jair Bolsonaro. O funcionário disse ainda que quando interfonou para casa do presidente, o “Seu Jair” liberou a entrada do suspeito.

O carro acabou não indo para casa de Bolsonaro e foi para a residência de Ronnie Lessa, o outro acusado de ter assassinado Marielle e Anderson. Lessa morava até então no mesmo condomínio do presidente.  O porteiro disse que acompanhou a movimentação do carro pelas câmeras e interfonou novamente para a casa de Bolsonaro. Segundo o funcionário o homem identificado por ele como “Seu Jair” teria dito que sabia para onde Élcio estava indo.

No dia 14 de março, entretanto, Jair Bolsonaro estava em Brasília na Câmara dos Deputados. Seu registro foi inscrito em sessões que aconteceram no período da manhã e da tarde naquele dia. Em suas redes sociais, o então deputado também postou vídeo com admiradores na parte de fora de seu gabinete.

Os investigadores estão recuperando os arquivos de áudio do interfone do condomínio para saber com quem, de fato, o porteiro conversou naquele dia e quem estava na casa de Jair Bolsonaro.

O advogado do presidente Jair Bolsonaro, Frederick Wassef, contestou o depoimento do porteiro e afirmou que seria uma tentativa de atacar a imagem do presidente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo