Política
Bolsonaristas hostilizam ministros do STF em Nova York
Integrantes da Corte estão nos EUA para participar de evento


Bolsonaristas hostilizaram, neste domingo 13, ministros do Supremo Tribunal Federal na porta de um hotel em Nova York.
Em imagens que circulam nas redes sociais, manifestantes gritam e xingam os ministros, durante deslocamento até um veículo estacionado em frente ao hotel.
Magistrados estão na cidade norte-americana para participarem do evento Lide Brazil Conference, que acontece entre os dias 14 e 15 de novembro.
É possível identificar que bolsonaristas ameaçam o ministro Gilmar Mendes, dizendo: “O que é seu está guardado, seu bandido”.
NY agora a pouco. 13/11/2022 pic.twitter.com/ajVwWI0Neb
— RC (@RicardoAndante) November 14, 2022
Os militantes seguram cartazes em que pedem intervenção federal e vestem as cores da bandeira do Brasil.
Outros gritos de ordem também são ouvidos, como “Ei, Xandão, seu lugar é na prisão”, em referência ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes.
O ministro Luís Roberto Barroso foi abordado por uma mulher, na Times Square, que começou a gravar uma interação com o magistrado em que ela afirma: “Nós vamos ganhar essa luta. O senhor está entendendo? Que a gente vai ganhar essa luta, cuidado. O povo brasileiro é maior do que a nossa Suprema Corte”.
Diante da agressividade da mulher, Barroso entrou em uma loja e disse: “Não seja grosseira. Tchau, minha senhora. Passar bem”.
Tia do Zap confronta Barroso em NY 👏👏
– “Você não vão ganhar o nosso país, FOGE !!” pic.twitter.com/afhcPp9QwW
— bielconn 🇧🇷 (@bielconisback) November 13, 2022
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ministros do STF se irritam com divulgação e cancelam reunião com Bolsonaro, diz site
Por CartaCapital
Maioria de multas aplicadas pela PRF em atos golpistas só veio após decisão do STF
Por CartaCapital