Política
Bolsonaristas falam em passar a noite no plenário na pressão por anistia a golpistas
Extrema-direita também cobra a abertura de um processo de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes
Senadores e deputados bolsonaristas afirmam que passarão a noite desta terça-feira 5 nas Mesas Diretoras do Congresso Nacional, ocupadas desde o início da tarde em uma tentativa de forçar a votação do projeto de lei de anistia a golpistas do 8 de Janeiro.
Parlamentares também pressionam pela abertura de um processo de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. A decisão sobre instaurar esse procedimento depende do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
A mobilização ocorre um dia depois de Moraes decretar a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL) por descumprimento de medidas cautelares. O ex-presidente seria o principal beneficiário de uma anistia.
Mais cedo, Alcolumbre — que também preside o Congresso — chamou de “exercício arbitrário” a ocupação das Mesas Diretoras.
“Faço, portanto, um chamado à serenidade e ao espírito de cooperação. Precisamos retomar os trabalhos com respeito, civilidade e diálogo, para que o Congresso siga cumprindo sua missão em favor do Brasil e da nossa população”, afirmou o senador, em nota.
Alcolumbre disse também que convocará uma reunião de líderes e enfatizou que o Parlamento “tem obrigações com o País na apreciação de matérias essenciais ao povo brasileiro”.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), ordenou o encerramento das sessões desta terça e afirmou que chamará nesta quarta uma reunião de líderes para definir a pauta de votações, “com base no diálogo e no respeito institucional”.
A ideia de bolsonaristas é apostar em um revezamento de parlamentares para manter ocupadas as Mesas nas próximas horas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Motta cancela sessão da Câmara após ocupação bolsonarista e convoca reunião de líderes
Por CartaCapital
Alcolumbre condena ocupação de mesas diretoras por bolsonaristas
Por Wendal Carmo
O que está parado no Congresso enquanto o bolsonarismo tenta forçar anistia a golpistas
Por CartaCapital



