CartaExpressa

Bolsonaristas agridem repórter da Record durante ato golpista em São Paulo

O jornalista e um cinegrafista da emissora foram intimidados no interior paulista na quarta-feira 2

Apoie Siga-nos no

O repórter Yuri Macri e o cinegrafista Edmilson China, da Record TV Rio Preto, foram agredidos por manifestantes bolsonaristas no bloqueio da rodovia Washington Luís, no interior de São Paulo, na última quarta-feira 2. 

Durante participação ao vivo em um telejornal da emissora, o jornalista foi cercado por manifestantes e teve de interromper seu relato.

“Vou precisar voltar com você aí, Rafa, porque o pessoal aqui acaba atrapalhando um pouco o nosso trabalho”, afirmou. 

A partir daquele momento, Macri foi agredido com socos, chutes e pontapés, além de ter sido encharcado por um balde de água. “Pensei: ‘se eu cair aqui, eu morro’. Foi uma situação muito difícil”, escreveu o repórter nas redes sociais.


O cinegrafista também se manifestou sobre o caso e afirmou que ‘democracia com agressão não combinam’.


Em nota, a Associação Brasileira de Rádio e Televisão, a Abratel, repudiou o episódio. “As agressões físicas, lesão corporal grave a repórteres e impedimento do exercício do trabalho jornalístico ferem diretamente o direito à informação, assegurado pela Constituição Federal”, diz o texto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo