Política

Bolsonarista que defendeu a separação do Nordeste tem R$ 480 milhões em contratos com governo, diz jornal

Só desde o início do governo Bolsonaro, a empresa de Medioli já recebeu R$ 230 milhões

Foto: Reprodução/Instagram
Apoie Siga-nos no

Vittorio Medioli, prefeito de Betim (MG), assinou contratos com o governo federal que somam mais de 480 milhões de reais. A informação é do jornal Folha de S.PauloParte do montante é referente a licitações ganhas pela Deva Veículos, empresa que o prefeito é sócio e diretor-presidente.

Só desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2019, a empresa de Medioli já recebeu 230 milhões de reais em contratos com a administração federal.

O prefeito, após a vitória de Lula (PT) no segundo turno, defendeu a separação dos estados do NordesteEm artigo publicado no jornal O Tempo, do qual é fundador e dono, Medioli alegou haver “dois Brasis” após o pleito. Ele também é dono do grupo Sada, um conglomerado a reunir mais de 30 empresas.

Após a repercussão, o grupo se retratou e disse que a declaração não expressa “de forma alguma o pensamento real de Vittorio Medioli”. 

Uma parte do valor, cerca de 123 milhões, tem como origem as chamadas emendas do relatorApenas as emendas individuais do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), renderam empenhos de 7,9 milhões de reais à Deva. 

Só em 2021, a empresa ganhou licitações para fechar contratos com a estatal que somam 354 milhões de reais. Em 2020, os valores com a Codevasf chegaram a 98 milhões e, em 2019, cerca de 15 milhões.

Em nota, a empresa disse que, “a Deva venceu alguns desses pregões (não todos) porque ofereceu as melhores condições, o melhor preço e, também, a concordância com todos os termos dos contratos”. E o valor do contrato com governo “está longe de qualquer realidade todo o apontamento que ao menos sugira direcionamento ou distorção”

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo