Política
Bolsonarista Filipe Barros assume a Comissão de Inteligência do Congresso
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) será o vice. O colegiado tem o poder de convocar autoridades e solicitar informações sobre órgãos de inteligência


O deputado federal bolsonarista Filipe Barros (PL-PR) assume nesta quarta-feira 2 a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, com o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) na vice-presidência.
Barros é o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, enquanto Nelsinho comanda a Comissão de Relações Exteriores do Senado.
Conforme resolução, os presidentes dessas comissões se alternam na chefia do colegiado misto, com mandatos de um ano.
A Comissão de Controle das Atividades de Inteligência é responsável pelo controle externo das atividades de inteligência e praticadas por órgãos e entidades da administração pública federal, como a Agência Brasileira de Inteligência, as Forças Armadas e a Polícia Federal.
O colegiado tem o poder de convocar autoridades e solicitar informações sobre as ações dos órgãos de inteligência.
No total, seis senadores e seis deputados integram a comissão. Entre eles, devem estar os líderes da Maioria e da Minoria na Câmara e no Senado.
(Com informações da Agência Câmara de Notícias)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaristas emplacam subcomissão na Câmara para fiscalizar ‘direitos humanos’ de presos do 8 de Janeiro
Por CartaCapital
PGR deve se manifestar sobre pedido de prisão preventiva contra Bolsonaro, decide Moraes
Por CartaCapital
Na pressão para anistiar Bolsonaro, oposição articula uma CPI contra Moraes
Por André Barrocal