Política

Bolsonarista Bruno Engler recua, mas mantém liderança na corrida eleitoral em BH, diz AtlasIntel

A disputa pelo segundo lugar segue acirrada, com empate técnico entre Republicanos, MDB, PDT e PSD; o PT caiu para a sexta posição

Bolsonarista Bruno Engler recua, mas mantém liderança na corrida eleitoral em BH, diz AtlasIntel
Bolsonarista Bruno Engler recua, mas mantém liderança na corrida eleitoral em BH, diz AtlasIntel
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

Uma nova pesquisa do instituto AtlasIntel, divulgada nesta segunda-feira 23, indica que o bolsonarista Bruno Engler (PL) segue na liderança da disputa eleitoral pela prefeitura de Belo Horizonte (MG), apesar de um recuo de quase 4 pontos percentuais desde o último levantamento, quando já tinha oscilado negativamente. O político da extrema-direita tem, neste momento, 25,2% das intenções de voto. O percentual era de 29% na pesquisa anterior e de 31% no monitoramento realizado no início de agosto.

A segunda colocação na corrida eleitoral da capital mineira é acirrada. Como a margem de erro é de 2 pontos percentuais, quatro candidaturas estão em um empate técnico neste momento. Veja os números:

  • Bruno Engler (PL): 25,2%
  • Mauro Tramonte (Republicanos): 15,3%
  • Gabriel (MDB): 14,4%
  • Duda Salabert (PDT): 13,7%
  • Fuad Noman (PSD): 13,5%
  • Rogério Correia (PT): 10%
  • Indira Xavier (UP): 1,1%
  • Carlos Viana (Podemos): 1%
  • Lourdes Francisco (PCO): 0,4%
  • Wanderson Rocha (PSTU): 0%
  • Não sei: 4,1%
  • Branco/Nulo: 1,2%

O cenário é bastante distinto da pesquisa passada, quando Rogerio Correia (PT) ocupava a posição com folga. O político, porém, perdeu 7 pontos percentuais e está agora na sexta colocação, com apenas 10%. O volume de votos o mantém próximo dos adversários, pela margem de erro, mas sem que as suas intenções de voto esbarrem na do segundo colocado, Mauro Tramonte (Republicanos). Os demais – Gabriel, Duda Salabert e Fuad Noman – estão em pé de igualdade com o apresentador quando a margem de erro é considerada. Veja as variações:

Segundo turno

O instituto monitorou, também, seis eventuais cenários de segundo turno na cidade. Engler foi testado em todos, mas aparece com vantagem em apenas dois deles. Há outros dois cenários em que o bolsonarista está em desvantagem numérica, mas ainda mantém um empate técnico. Confira os resultados:

Para a pesquisa, foram ouvidos 1.598 eleitores de BH, entre os dias 17 e 22 de setembro, pelo método de Recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A pesquisa tem 2 pontos percentuais de margem de erro e um nível de confiança de 95%. No TSE, o levantamento foi registrado com o número MG-06581/2024.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo