Política
Bolsonarista Bruno Engler está na liderança da corrida eleitoral em BH, indica pesquisa AtlasIntel
O segundo colocado, neste momento, é o deputado Rogério Correia, do PT


O bolsonarista Bruno Engler (PL) é quem lidera, neste momento, a disputa eleitoral em Belo Horizonte, Minas Gerais. O político tem, segundo a nova rodada da pesquisa AtlasIntel na cidade, 29,4% das intenções de voto.
O levantamento, divulgado nesta quinta-feira 8, indica que o principal adversário do bolsonarista deve ser o candidato do PT, o deputado Rogério Correia. O parlamentar está na segunda posição, com 16,6% das intenções de voto.
A pesquisa tem, em seguida, um pelotão de quatro candidaturas empatadas tecnicamente. São elas:
- Mauro Tramonte (Republicanos) – 9,4%
- Fuad Noman (PSD) – 9,3%
- Duda Salabert (PDT) – 9%
- Gabriel Azevedo (MDB) – 7,8%
Os demais candidatos somaram menos de 5% das intenções de voto nesse levantamento. Eleitores que ainda não escolheram um candidato, por sua vez, somam 4,4%. Votos brancos ou nulos são 1,3%.
Na série histórica da pesquisa, o patamar atual de Bruno Engler é levemente menor (2 p.p.) do que o registrado em abril. Rogério Correia, por sua vez, oscilou positivamente (1 p.p.) desde então.
Segundo turno
O levantamento do AtlasIntel mediu, também, as intenções de voto em eventuais disputas de segundo turno. Bruno Engler venceria em qualquer cenário de disputa. Veja os resultados:
O AtlasIntel entrevistou 1.599 moradores da cidade de BH, por meio de Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR), entre 2 e 7 de agosto. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, considerando um intervalo de confiança de 95%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Esquerda rachada pode assistir à direita contra a extrema-direita no 2° turno em BH
Por Daniel Camargos
Como está a disputa pela prefeitura de Porto Alegre, segundo a nova pesquisa AtlasIntel
Por CartaCapital
AtlasIntel: Paes lidera com 45% a disputa pela prefeitura do Rio; Ramagem tem 32%
Por CartaCapital
AtlasIntel: Boulos tem 32,7% das intenções de voto e lidera com folga a disputa pela prefeitura de São Paulo
Por Getulio Xavier