Política

BlueSky: Em meio à ofensiva de Musk, ministros e deputados migram para rede rival do ‘X’

Os ministros Paulo Pimenta, Jorge Messias e o deputado Lindbergh Farias foram alguns dos integrantes do governo que começaram a usar a rede

Apoie Siga-nos no

A campanha do empresário Elon Musk contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, na última semana, rendeu um novo movimento de usuários insatisfeitos com o ‘X’ (ex-Twitter) e com as decisões do bilionário, pela busca de uma nova rede social de mensagens curtas. 

A reação levou ministros do governo Lula à plataforma ‘BlueSky’, criada pelo cofundador do Twitter, Jack Dorsey. 

“Mais uma vez reitero todo o nosso INCONDICIONAL apoio ao @STF_oficial  e aos seus ministros, na pessoa do ministro @alexandre”, escreveu o advogado-geral da União, Jorge Messias, que se inscreveu na rede, após as falas de Musk. 

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, reforçou as palavras do AGU em sua primeira publicação na rede.

“Juntos na luta em defesa da democracia, soberania e justiça social. Não vamos transigir um milímetro na defesa da nossa Pátria e da liberdade do nosso povo. Viva o Brasil!!”. 

Na postagem, sem mencionar Musk, Pimenta voltou a sinalizar a importância da regulamentação das redes sociais no Brasil.

O Brasil não é a selva da impunidade e nossa soberania não será tutelada pelo poder das plataformas de internet e do modelo de negócio das Big Techs“, ressaltou.

A transição do ‘passarinho azul’ para a rede da ‘borboleta’ também se justifica pela possibilidade do X ser suspenso em território brasileiro por descumprir decisão judicial. 

O deputado federal, Lindbergh Farias (PT-PB), também entrou no ‘Bluesky’, após a polêmica. 

“Pessoal, vamos criar uma grande rede de resistência à tirania de Elon Musk no X aqui no Bluesky”, publicou o parlamentar. “Nossa luta em defesa da democracia é contra a extrema direita não vai parar nem será censurada pelos caprichos de um bilionário neocolonizador”. 

A fala do parlamentar faz menção indireta aos movimentos do empresário em reativar os perfis de direitistas no X, como o do blogueiro bolsonarista Allan Dos Santos e o empresário Luciano Hang,

Outros governistas já integravam o ‘Bluesky’ desde que Musk, nove meses depois de comprar o Twitter, limitou sem aviso prévio, o uso gratuito da rede social, irritando seus usuários. 

“É aqui que a gente vai resistir à disseminação de ódio e fake news da rede do bilionário mimado?”, disse Randolfe na rede.

Também já integravam a plataforma, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e as deputadas Erika Hilton (PSOL-SP), Benedita da Silva (PT-RJ), Natália Bonavides (PT-RN), Rubens Otoni (PT-GO) e Patrus Ananias (PT-MG), mas não comentaram sobre o caso.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo