Política

Blogueiro bolsonarista Allan dos Santos é condenado por calúnia contra cineasta

Diretora de cinema defendeu exposição Queermuseum, que aconteceu em Porto Alegre; Allan dos Santos disse que ela estimulava o consumo de drogas por crianças

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos foi condenado, nesta quarta-feira, por calúnia contra a cineasta a Estela Renner pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Allan dos Santos atribuiu à mulher o estímulo ao uso de drogas por crianças, após a diretora de cinema ter defendido a exposição Queermuseum, que aconteceu em Porto Alegre. O caso aconteceu em 2017.

O blogueiro, que na época do fato morava em Bento Gonçalves (RS), foi condenado a 1 ano e 7 meses de detenção em regime inicial aberto. A decisão da Câmara Criminal foi unânime, com voto favorável dos três desembargadores, segundo documento obtido pelo GLOBO.

“Mas, enfim, voltando. Está aqui ó: Maria Farinha Filmes, Estela Renner, Catraquinha. Não estou brincando. Vai lá no site do Instituto Alana e veja com seus próprios olhos: projeto do Catraca Livre para criancinha! Esses filhos da puta que ficam querendo colocar maconha na boca dos jovens. Puta que pariu. Catraquinha querendo ensinar isso para criancinha! Tudo isso aqui é o que está por trás do Santander Cultural, quando eles fazem zoofilia, pedofilia”, disse Allan dos Santos durante uma transmissão online do programa Terça Livre.

O Queermuseum aconteceu em 2017 e trazia uma curadoria de obras de arte ligadas a temática LGBTQ+. Na época, a exposição foi alvo de ataques de grupos conservadores.

Allan dos Santos havia sido absolvido em primeira instância, pela 2ª Vara Criminal de Bento Gonçalves. Estela Renner, então, recorreu da decisão. Em setembro de 2021, o blogueiro foi condenado pela 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo a indenizar a cineasta em R$ 20 mil reais pelo mesmo episódio.

Em 2021, Allan dos Santos teve a sua prisão preventiva decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. O blogueiro é considerado foragido da Justiça brasileira e reside nesse momento nos Estados Unidos. Ele também é alvo de dois inquéritos que investigam um esquema de divulgação de informações falsas

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo