Mundo

Biden discutirá eleição no Brasil com Bolsonaro, que insiste em fake news sobre as urnas

O ex-capitão também voltou a insinuar, sem provas, uma fraude no pleito americano que levou à derrota de Donald Trump

Foto: Nicholas Kamm / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enfatizará a importância da realização de eleições livres em encontro em Los Angeles com o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem levantado insinuações infundadas sobre o pleito no Brasil. A informação partiu de um assessor do chefe de Estado americano, citado pela agência AFP, nesta quarta-feira 8.

“Posso adiantar que o presidente discutirá eleições democráticas abertas, livres, justas e transparentes”, assinalou Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, aos repórteres a bordo do avião presidencial Air Force One.

Atrás de Lula (PT) nas pesquisas de intenção de voto, Bolsonaro decidiu dobrar a aposta em afirmações falsas sobre o sistema eleitoral. Na terça-feira 7, após a condenação de um deputado aliado pelo Supremo Tribunal Federal, o ex-capitão alegou, aos gritos, que as Forças Armadas teriam descoberto “centenas de vulnerabilidades” no processo eletrônico e repetiu mentiras sobre o pleito de 2018.

Bolsonaro, no entanto, não se limita a propagar fake news sobre a votação no Brasil. A poucos dias de se reunir com Biden, ele também tornou a sugerir fraude nas eleições americanas de 2020. Na ocasião, o democrata derrotou Donald Trump, aliado do presidente brasileiro.

Como de praxe, ele não forneceu evidências para sustentar as alegações de que o triunfo de Biden tenha sido ilegítimo. Em entrevista ao SBT News na terça 7, recorreu apenas a supostos relatos.

“Quem diz é o povo americano. Eu não vou entrar em detalhes na soberania de outro país. Agora, o Trump estava muito bem. E muita coisa chegou para a gente que a gente fica com pé atrás”, disse o presidente brasileiro. “A gente não quer que aconteça isso no Brasil. Tem informações de próprios brasileiros que teve gente que votou mais de uma vez.”

Jair Bolsonaro foi convencido na semana passada por um emissário de Biden a participar da Cúpula das Américas, em Los Angeles. O evento começou na segunda-feira 6 e segue até a próxima sexta. Os presidentes brasileiro e americano devem se reunir por meia hora nesta semana em um encontro bilateral.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.