CartaExpressa
Biden articula reunião presencial com Lula, anuncia Casa Branca
Os presidentes haviam se falado por telefone um dia após o 2º turno no Brasil


A Casa Branca informou que o presidente Joe Biden está interessado em se reunir em breve com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O comunicado foi feito pelo conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, nesta quinta-feira 10.
A informação é da agência Reuters. Segundo o veículo, Sullivan afirmou que esteve em contato com membros da equipe de Lula e que um encontro está sendo planejado.
Biden e Lula se falaram por chamada virtual em 31 de outubro, após o resultado do segundo turno.
Na ocasião, o presidente dos Estados Unidos elogiou a força das instituições democráticas brasileiras e pregou a parceria entre os dois países para agendas em comum.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.