Política

Bens apreendidos pela Lava Jato na gestão de Moro estão desaparecidos, diz jornal

Correição do CNJ na 13ª Vara de Curitiba reforça o caos no gerenciamento do ex-juiz

Garcia entregou o amigo Richa por pressão de Santos Lima e Moro, dupla que ele conhece de outros carnavais – Imagem: Edilson Rodrigues/Ag. Senado, Marcelo Camargo/ABR e Redes sociais
Apoie Siga-nos no

Uma correição realizada pelo Conselho Nacional de Justiça na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba voltou a apontar “gestão caótica” relativa ao controle de recursos resultantes nos acordos de delação premiada e de leniência firmados pela Lava Jato.

Segundo informações do colunista do O Globo, Lauro Jardim, não há inventário mostrando onde foram guardados todos os itens apreendidos, como obras de arte, e não foi possível identificar uma série de bens e recursos, entre eles os confiscados no exterior.

Um resultado parcial da correição, divulgado em agosto, já mostrava a bagunça da 13ª Vara. A conclusão é de que houve uma “gestão caótica” no controle de valores oriundos de acordos de colaboração e de leniência firmados com o Ministério Público e homologados pelo ex-juiz Sergio Moro.

Outro levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União identificou irregularidades na destinação de cerca de 22 bilhões de reais advindos dos acordos. Segundo o órgão, os valores foram movimentados sem qualquer preocupação com a transparência.

Os responsáveis pela operação tentaram criar um fundo bilionário com o dinheiro ressarcido à Petrobras, que seria administrado pelos próprios procuradores, visando a criação de “projetos de combate à corrupção.

Em julgamento de setembro, o ministro Bruno Dantas, presidente do TCU, pontuou que os procuradores queriam se transformar em verdadeiros gestores públicos, no entanto, não seria cobrado deles a responsabilidade devida dos gestores.

“O que está acontecendo é a transferência de patrimônio do Estado brasileiro para a gestão de agentes da lei. É disso que nós estamos tratando nesta tarde”, disse na ocasião.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo