Política

Belivaldo Chagas é reeleito governado do Sergipe

Um dos principais problemas que o governador terá que resolver é o pagamento de salários atrasados dos servidores públicos

Belivaldo Chagas é reeleito governado do Sergipe
Belivaldo Chagas é reeleito governado do Sergipe
Chagas assumiu o governo de Sergipe em abril desde ano após Jackson Barreto renunciar ao cargo para disputar o Senado
Apoie Siga-nos no

 Belivaldo Chagas (PSD) é reeleito governador do Sergipe neste domingo 28. O social-democrata conseguiu 64,72% dos votos. Ele disputava a vaga com Valadares Filho, do PSDB, que teve 35,28% dos votos válidos. 

No primeiro turno Chagas teve 40,84% dos votos e Valadares Filho, 21,49%.

Chagas, defensor público aposentado, assumiu o governo de Sergipe em abril desde ano, após Jackson Barreto, do MDB, renunciar ao cargo para disputar uma cadeira no Senado.

Antes de ser vice, o pessedista foi deputado estadual por quatro mandatos, secretário da Articulação com os Municípios, da Educação e Casa Civil. Também foi filiado a outros partidos, passando pelo MDB e o PSB.

No papel de chefe do executivo do estado, o defensor público aposentado disse que não faria mudanças bruscas na gestão até o final do ano. Na campanha ele se comprometeu a construir unidades habitacionais e aumentar as políticas de reinserção social para presos.

Um dos principais problemas que o governador deverá resolver é o pagamento de salários atrasados dos servidores públicos. Atualmente, ao menos 30% do funcionalismo público não tem seus pagamentos feitos em dia.

Em entrevista a TV Sergipe, Chagas não deu prazo para resolver o problema e disse que seu trabalho será reequilibrar as finanças para alcançar esse propósito.

Na área da saúde, o social-democrata propôs colocar hospitais em rede. Ou seja, juntar os hospitais regionais e filantrópicos para que as filas das principais demandas da população possa andar, diminuindo a fila de espera.  

Apesar do término da construção Hospital do Câncer ser uma necessidade para o Estado, Chagas afirmou que o custeio dele é inviável. Se comprometeu a construir um edifício hospitalar que ajude a ampliar os serviços de forma parcelada, sem aproveitar nada do que já foi feito nas gestões anteriores.

Sobre a companhia de água e esgoto do estado, a Deso,o governador eleito disse que não pretende privatizá-la, porém quer encontrar formas de torná-la rentável com uma parceria público-privada.

 

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo