Política

Bebbiano: para entrar no PSL, Bolsonaro acordou repasses com Bivar

Combinado beneficiaria o PSL-PE, comandado na época por Bivar e alvo de investigação de candidaturas laranja

Bolsonaro e Luciano Bivar Foto: Divulgação/PSL
Apoie Siga-nos no

Presidente nacional do PSL em 2018, o ex-ministro Gustavo Bebbiano declarou à Polícia Federal que Jair Bolsonaro fez um acordo para repassar 30% do fundo eleitoral do partido ao diretório regional de Pernambuco, então presidido por Luciano Bivar, fundador e atual presidente nacional da sigla.

O trecho do depoimento, revelado nesta segunda-feira 4 pelo jornal Folha de S. Paulo, integra as investigações de supostas candidaturas femininas laranjas do partido em Pernambuco.

Segundo o ex-ministro, o acordo não previa que Bolsonaro indicasse quais seriam os candidatos em cada estado, mas ficaria responsável pela nomeação dos diretórios regionais, da Executiva Nacional e da presidência nacional durante a campanha eleitoral.

Bebbiano, que ocupou esta posição até as eleições e depois assumiu a Secretaria-Geral da Presidência durante os dois primeiros meses de governo, disse ainda que Bolsonaro “queria ter esse controle para evitar que pessoas com perfil político mais à esquerda exercessem função de comando nesses diretórios regionais e que as pessoas indicadas fossem corretas no trato público”.

O ex-ministro explicou ainda que, além de Bolsonaro e Bivar, também faziam parte deste acordo o deputado federal Fernando Francischini (PSL-PR); o amigo de Bivar, Antônio Rueda; e Eduardo Bolsonaro, então candidato a deputado federal. Ainda segundo Bebbiano, os outros 70% do fundo partidário seriam redistribuídos de acordo com o peso eleitoral de cada estado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo