Política

Bate-boca em apresentação da Previdência na Câmara tumultua sessão

A troca de insultos envolveu os deputados Ivan Valente (PSOL-RJ) e Marcel Van Hattem (Novo-RS)

Apoie Siga-nos no

Houve tensão durante a apresentação da Previdência na Comissão Especial da Câmara, nesta quinta-feira 13. A troca de insultos envolveu os deputados Ivan Valente (PSOL-RJ) e Marcel Van Hattem (Novo-RS). Enquanto Valente, crítico à Previdência, teria chamado o gaúcho de “moleque safado”, Van Hattem, defensor da reforma, chamou-o de “mentiroso”.

A briga aconteceu durante a fala do parlamentar Henrique Fontana (PT-RS), que precisou parar para que o confronto fosse detido. Aos berros, o deputado do Partido Novo disse que o psolista recebia “aposentadoria especial às custas dos pobres”. Demais parlamentares tentavam apaziguar o embate.

“Eu não tenho como levantar da mesa para apartar a briga. Deputado Marcel, eu peço para que a gente retome a ordem dos trabalhos”, apelou o presidente da Comissão, Marcelo Ramos (PL-AM). Em resposta à deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que também entrou na gritaria, Ramos afirmou: “Eu não tenho como controlar debates fora do microfone”.

A Comissão Especial da Câmara atendeu a pedidos e retirou pontos polêmicos do relatório da Previdência, como a criação da capitalização e as mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na aposentadoria rural. Os itens eram exigência do ministro da Economia, Paulo Guedes. Mas a exclusão dos itens não amenizou conflitos entre governistas e opositores, já que, segundo críticos, o núcleo do texto ainda preserva regras prejudiciais aos mais pobres.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo