Política

Base de Lula terá a presidência e a relatoria da CPMI do 8 de Janeiro, diz Lindbergh

‘Vai sair deputado cassado daqui porque ajudou a organizar aqueles movimentos’, afirmou o deputado petista a CartaCapital

Os deputados petistas Pedro Uczai, Lindbergh Farias e Rogério Correia. Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou nesta quinta-feira 20 que partidos da base de apoio ao governo Lula ocuparão a presidência e a relatoria da futura CPMI sobre os atos golpistas de 8 de Janeiro. Segundo ele, os aliados da gestão federal “terão maioria” no colegiado.

“Essa história de o autor da CPMI ficar com relatoria ou presidência só [funciona] quando tem consenso. E nunca haveria consenso sobre o nome de André Fernandes“, disse Farias a CartaCapital. O deputado do PL do Ceará encabeça o requerimento pela instalação da CPMI.

Em 10 de abril, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, prorrogou por 60 dias as investigações contra Fernandes, que entrou na mira da Justiça pelo 8 de Janeiro devido a vídeos publicados em uma rede social a convocar “ato contra o governo Lula”.

Após a invasão promovida por bolsonaristas, André Fernandes chegou a postar a imagem da porta de um armário vandalizado no STF, com o nome de Moraes. A legenda dizia: “Quem rir vai preso”.

“Esse cara não pode ser presidente. A gente não vai abrir mão”, resumiu Lindbergh. O petista também classificou a CPMI como “um tiro no pé dos bolonaristas” e afirmou que a base aliada de Lula irá “atrás dos financiadores e dos autores intelectuais”.

Segundo Lindbergh, Jair Bolsonaro (PL) é o autor intelectual dos atos golpistas. O ex-presidente prestará depoimento à Polícia Federal na próxima quarta-feira 26 sobre o caso.

O deputado petista ainda estabelece como objetivo convocar o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, preso preventivamente desde janeiro sob suspeita de omissão nos ataques às sedes dos Três Poderes.

“A gente vai para a ofensiva política, porque a verdade está do nosso lado. Foram eles, bolsonaristas, que praticaram aqueles crimes”, avalia Lindbergh Farias. “Vai sair deputado cassado daqui porque ajudou a organizar aqueles movimentos.”

Nas últimas horas, houve uma mudança na avaliação do governo sobre a CPMI. Lula se manifestou em diversas ocasiões contra a abertura da comissão, por entender que ela serviria apenas para desgastar o governo e funcionar como um palanque para a oposição.

O cenário se alterou, porém, com a demissão de Gonçalves Dias do Gabinete de Segurança Institucional, após a divulgação de um conjunto de novas imagens sobre os ataques.

Nesta quinta 20, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, declarou que o governo federal está orientando os líderes no Congresso a apoiarem a criação do colegiado.

Diz o Congresso Nacional sobre a composição das CPMIS: “Em cada Comissão Mista, as vagas são distribuídas entre partidos e blocos parlamentares de forma proporcional ao número de membros de cada legenda. Assim, quanto mais congressistas houver no partido, maior é o partido e, portanto, maior o quantitativo de vagas a que terá direito. É comum alguns partidos ou blocos não conseguirem vaga por terem poucos membros. Nesses casos, o art. 10-A do Regimento Comum assegura vaga adicional na Comissão a ser preenchida pelos partidos minoritários na forma de rodízio”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo