Política

Barroso associa notícias falsas a ‘vírus que ronda as eleições’

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pediu comprometimento com um debate público de qualidade

Apoie Siga-nos no

Em pronunciamento feito na noite do sábado 26 sobre o início do período de campanhas eleitorais no País, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, associou as notícias falsas a outro vírus que ronda as eleições. Barroso pediu comprometimento com um debate público de qualidade.

“Há um outro vírus que ronda as eleições, capaz de comprometer, não a saúde pública, mas a própria democracia. Trata-se das notícias falsas, das campanhas de desinformação e de difamação. Uma causa que precise de mentiras, de ódio ou de agressões não pode ser boa. Pense nisso”, disse.

“Vamos fazer uma campanha com debate público de qualidade, franco e robusto, mas com respeito e consideração pelas pessoas e por suas ideias, mesmo que diferentes das nossas”, completou.

O ministro também reforçou os cuidados sanitários que os eleitores devem ter devido à pandemia do novo coronavírus. Barroso pediu que candidatos e eleitores evitem aglomerações, mantenham distância mínima de 1 metro das outras pessoas e sempre utilizem máscara. Ainda reforçou que reuniões sejam feitas em lugares abertos e que se evite a distribuição de material impresso.

“Sempre que possível lave as mãos ou utilize álcool gel após ter contato com alguém ou com algum objeto. Com esses cuidados, fica minimizado o risco de contaminação”, afirmou.

A campanha eleitoral começa oficialmente neste domingo (27). O primeiro turno das eleições será no dia 15 de novembro e o segundo turno no dia 29 de novembro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo